Tuesday, 09 de June de 2026
15/10/2022   10:27h - Meio Ambiente

No Acre 100% da exploração de madeira foi feita de forma legal no último ano

 A exploração de madeira no estado do Acre chegou perto dos 11 mil hectares entre agosto de 2020 e julho de 2021, o que significou uma redução de 93% em relação ao período anterior – 27.455 entre 2019 e 2020. Pesquisa inédita da Rede Simex, divulgada recentemente, mostrou que 100% desta exploração apresentou algum tipo de autorização para ser realizada. Isto é, aconteceu de forma legal.

 

Na área de assentamentos, a exploração aconteceu em dois Projetos Agroextrativistas (PAE): o PAE Porto Dias, que tem como principal renda o Manejo Florestal Comunitário, e o PAE Canary, que é ligado à Floresta Estadual do Antimary. Esta é a primeira vez que a legalidade da exploração madeireira nos estados da Amazônia Legal é mapeada. Para realizar esta análise, os pesquisadores da Rede Simex cruzaram imagens de satélite da área explorada com as autorizações emitidas pelos órgãos ambientais.

 

Em nota a Rede Simex disse que, foram utilizados os dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom), e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável licenciados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), além da validação de algumas áreas pelo próprio órgão estadual.

 

A Rede Simex é formada por quatro organizações ambientais: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.