O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou na quarta-feira que Tel Aviv não tem intenção de iniciar uma guerra com o Líbano, mas advertiu que poderia levar o país vizinho "de volta à idade da pedra" se assim desejasse. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Washington DC, conforme relatado pela Al Jazeera.
Gallant alertou que um conflito entre Líbano e Israel seria "potencialmente apocalíptico". Ele enfatizou que, embora Israel não busque guerra, está preparado para todos os cenários, afirmando que "o Hezbollah entende claramente" a capacidade de Israel de infligir danos massivos ao Líbano se um conflito ocorrer.
As tensões na região fronteiriça entre Israel e Líbano têm aumentado desde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas, iniciado após um ataque do grupo extremista em 7 de outubro de 2023. Há preocupações de que a situação possa se intensificar, especialmente após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarar que está se preparando para "uma operação muito tensa" na zona fronteiriça.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.