quinta, 23 de abril de 2026
05/11/2025   13:00h - Mundo

Ministério Público de Paris investiga TikTok por possível incentivo ao suicídio entre jovens

O Ministério Público de Paris abriu uma investigação contra o TikTok para apurar se a rede social está promovendo conteúdos que incentivam o suicídio, especialmente entre usuários jovens e vulneráveis. O inquérito foi iniciado após uma denúncia do deputado socialista Arthur Delaporte, que preside uma comissão parlamentar dedicada a estudar a influência nociva dos algoritmos das plataformas digitais.

 

A denúncia destaca a falta de moderação da rede e o papel de seu algoritmo, descrito como “sofisticado e potencialmente perigoso”, por supostamente prender usuários em ciclos de conteúdos voltados a autolesão e comportamentos destrutivos. A investigação, conduzida pela Unidade de Crimes Cibernéticos (BL2C) da Secretaria de Segurança Pública de Paris, também analisa possíveis crimes relacionados à propaganda de métodos de suicídio, que na França podem resultar em até três anos de prisão e multa de € 45 mil.

 

Em resposta, o TikTok negou as acusações, afirmando que a empresa tem investido em medidas de segurança e que está sendo usada como “bode expiatório” para problemas mais amplos da sociedade digital. Já Delaporte reforçou que a moderação e o controle de idade da plataforma continuam “amplamente insuficientes”, e acusou a rede de priorizar o lucro sobre a segurança dos usuários. As conclusões da comissão parlamentar devem ser divulgadas ainda neste mês.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.