Monday, 08 de June de 2026
14/06/2024   09:30h - Meio Ambiente

Ministério dos Transportes anuncia plano inovador para pavimentação da BR-319

Em uma medida que promete equilibrar o desenvolvimento regional e a preservação do meio ambiente, o Ministério dos Transportes divulgou um relatório destacando a possibilidade de pavimentar a BR-319, entre Manaus e Porto Velho, com medidas de proteção ambiental. O plano prevê o cercamento de uma área de 500 km e a instalação de passagens de fauna ao longo da rodovia.

 

A BR-319, com seus 918 km de extensão, foi inaugurada na década de 1970, conectando 22 municípios entre os rios Madeira e Purus. Na época, a viagem de Manaus/AM a Porto Velho/RO podia ser feita em aproximadamente 12 horas.

 

Para assegurar o cumprimento das legislações ambientais, várias entidades têm colaborado, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal (MPF).

 

“A garantia de uma governança integrada e inovadora é elemento fundamental para enfrentar os desafios atuais da BR-319 e apontar caminhos seguros de gestão compartilhada dos riscos e oportunidades. A partir da coordenação estratégica dos esforços de segurança e preservação, aliada à atuação integrada com os povos da região, será possível definir e implementar alternativas econômicas sustentáveis para a consolidação do projeto”, afirmou o Ministério dos Transportes.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.