A rainha de bateria Mileide Mihaile chamou a atenção no primeiro ensaio técnico da Unidos da Tijuca, na Marquês de Sapucaí, ao surgir com uma fantasia impactante em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, tema do enredo da escola. O figurino foi confeccionado com cerca de 200 páginas de livros antigos que seriam descartados, levando aproximadamente dois meses para ser finalizado.
Mais do que um efeito visual, a fantasia carrega um forte significado simbólico. As páginas reutilizadas representam a valorização da memória, da literatura e da resistência, transformando materiais esquecidos em um poderoso elemento de expressão artística no carnaval.
Segundo Mileide, o traje também é um posicionamento contra o racismo e a opressão. “Mesmo sabendo que não é o meu lugar de fala, acredito que lutar contra o racismo e qualquer tipo de opressão não deve ser responsabilidade apenas de quem sofre na pele”, afirmou a influenciadora, destacando o compromisso da homenagem com a história e o legado de Carolina Maria de Jesus.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.