quinta, 23 de abril de 2026
21/01/2025   12:30h - Educação

MEC avança com novas obras para a Educação de Jovens e Adultos após dez anos sem livros

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou ontem (20), o resultado final da avaliação pedagógica das obras didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA) 2026-2029. Após dez anos sem livros específicos para a EJA, a publicação marca um importante avanço no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos.

 

Foram aprovadas 38 obras que atenderão os estudantes e professores da EJA nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os pareceres que fundamentaram o resultado estarão disponíveis para os detentores de direitos autorais na plataforma PNLD Avaliação. Após essa etapa, as obras serão inseridas na plataforma PNLD Digital para as providências junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

A próxima fase inclui a apreciação das obras pelo FNDE, que verificará critérios como atributos físicos, escolha pelas escolas, negociação de preço e produção. Para Claudia Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da SEB/MEC, essa etapa representa um avanço significativo na garantia dos direitos educativos da população jovem, adulta e idosa sem a escolaridade básica.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.