A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou no último domingo (28) que pretende retornar à Venezuela após os terremotos que devastaram o país na última semana e deixaram milhares de mortos. Em entrevista ao programa Fox & Friends Weekend, ela disse que sua decisão é motivada pelo desejo de “estar junto do povo” em um momento de luto e reconstrução.
Segundo informações de um funcionário da Casa Branca citadas pela agência Reuters, María Corina teria buscado apoio de autoridades dos Estados Unidos, incluindo integrantes do governo e do Congresso, para viabilizar seu retorno ao país. A movimentação, no entanto, estaria gerando desconforto em Washington, que avalia o cenário de instabilidade após a catástrofe humanitária.
Os terremotos registrados na Venezuela na semana passada deixaram cerca de 1.450 mortos, segundo autoridades locais. No exílio desde dezembro, após viver sob restrições e uma proibição de viagem por uma década, María Corina vinha atuando fora do país desde as eleições contestadas de 2024, em meio ao aumento das tensões políticas e institucionais no governo venezuelano.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.