quinta, 23 de abril de 2026
14/03/2026   13:35h - Cultura

Manaus recebe o III Mestras do Saber e da Mandinga, encontro de lideranças femininas na capoeira

Manaus recebe, entre os dias 12 e 14 de março, o III Mestras do Saber e da Mandinga, evento que reúne lideranças femininas da capoeira de diversas regiões do Brasil. A iniciativa busca dar visibilidade e fortalecer o papel de mulheres em espaços de comando e transmissão de saberes, combatendo a histórica falta de protagonismo feminino nesta expressão da cultura afro-brasileira. O encontro é realizado com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa via Lei Aldir Blanc.

 

A programação é diversificada e inclui oficinas, vivências culturais e rodas de conversa conduzidas por mestras e contramestras renomadas. Embora o foco seja a liderança feminina, o evento é aberto a toda a comunidade, atraindo pesquisadores, artistas e capoeiristas interessados na valorização da diversidade. Para garantir a inclusão, as atividades contam com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, promovendo um ambiente de aprendizado democrático.

 

Para a organização do evento, que vai acontecer no Mercado de Origem da Amazônia, o encontro vai além da prática esportiva, sendo um espaço de reconhecimento das múltiplas jornadas das mulheres, que conciliam a capoeira com a maternidade e o trabalho.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.