A Prefeitura de Manaus, representada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, participou da abertura do 17º Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, nesta segunda-feira (24), em Bolonha, Itália. O evento reúne especialistas do Brasil e da Itália para troca de experiências na Atenção Primária em Saúde. Durante uma mesa-redonda, a secretária destacou os avanços na cobertura da atenção básica em Manaus, que saltou de 47% para 90% nos últimos anos, e apresentou iniciativas como as unidades de saúde fluviais, fundamentais para atender populações ribeirinhas na Amazônia.
Um dos pontos que mais chamou a atenção dos gestores italianos foi o modelo brasileiro de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que realizam visitas domiciliares e acompanham o estado de saúde dos moradores. O diretor-geral de Cuidados Pessoais, Saúde e Bem-Estar da região de Emília-Romana, Giuseppe Diegoli, elogiou a atuação brasileira e afirmou que o país é referência em atenção primária. “O Brasil está mais próximo do que nós em enfrentar doenças crônicas e reduzir desigualdades em saúde”, disse. Ele ressaltou que o evento permite um intercâmbio essencial para aprimorar políticas públicas.
O encontro segue até sexta-feira (28), com visitas técnicas e debates sobre temas como territórios remotos, envelhecimento populacional e o impacto da cultura na saúde. Além de Manaus, participam cidades como Vitória, São Luís, Porto Alegre e Brasília. O evento é promovido pela Associação Rede Unida e pela Região Emília-Romana, com o apoio de universidades, do Ministério da Saúde brasileiro e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.