domingo, 16 de junho de 2024
Polí­tica
16/02/2023

Maioria é contra facilitar acesso a armas, revela DataSenado

Uma série de questões foram feitas aos brasileiros na nova edição da pesquisa do Data Senado que se constatou que os cidadãos seguem majoritariamente contrários a facilitar o acesso a armas de fogo.  

 

Assim que encerrado o segundo turno das eleições do ano passado, a equipe do Instituto DataSenado perguntou aos brasileiros: “Facilitar a posse de armas vai aumentar a segurança no Brasil?". Em resposta, 60% dos entrevistados discordaram de medidas nessa direção. Em 2021 o índice de discordância havia sido de 69%. Já o percentual de brasileiros que acreditavam que ampliar o acesso a armas poderia ajudar a diminuir a violência cresceu de 28% em 2021 para 37% 2022.

 

Armas e violência doméstica

 

A maioria da população também avalia que “facilitar a posse de armas aumenta a violência doméstica". De acordo com o levantamento, 60% dos brasileiros concordam com a afirmação, enquanto que 38% discordam. Para 86% do grupo contrário a facilitar a posse de armas, a violência doméstica e familiar contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. 

 

Uma novidade da última edição foi a participação de homens na pesquisa sobre violência doméstica. Os percentuais são diferentes, mas a constatação geral é parecida. Pouco mais de seis entre dez pessoas do sexo masculino (64%) concordam que a violência doméstica e familiar contra a mulher aumentou no último ano, enquanto que quase oito em cada dez mulheres (78%) têm essa percepção. 

Nome:

Email:

Mensagem:

Quer Receber notícias em tempo real e tudo que acontece no mix de notícias, deixe seu contato

Copyright © 2021 - 2024. Onjornal - Todos os direitos reservados.