O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nessa quinta-feira (11) a implantação de defesas militares, policiais e civis em 284 pontos considerados estratégicos, chamados por ele de “frentes de batalha”. A medida, transmitida pela TV estatal a partir de Ciudad Caribia, amplia a mobilização militar do regime chavista, que já havia reforçado a fronteira com a Colômbia com 25 mil soldados adicionais.
Sem detalhar o número de tropas envolvidas, Maduro afirmou que o país está preparado para um confronto armado caso seja necessário, acusando os Estados Unidos de conspirarem para removê-lo do poder. “Ao longo de toda a costa venezuelana, de norte a sul e de leste a oeste, temos uma preparação completa das tropas oficiais”, declarou, em mais uma demonstração de força diante do aumento das tensões internacionais.
A escalada ocorre em meio à intensificação da presença militar dos EUA no Caribe. O governo Trump enviou caças F-35 a Porto Rico e realizou operações contra o narcotráfico, uma delas resultando no afundamento de um barco venezuelano com 11 mortos. Washington também dobrou a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro, acusado de tráfico de drogas e vínculos criminosos. O líder chavista nega as acusações e insiste que a Venezuela não é produtora de entorpecentes.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.