Monday, 08 de June de 2026
07/05/2025   11:40h - Polí­tica

Lula leva Alcolumbre em missão diplomática à Rússia e China para fortalecer apoio no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a presença do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), na comitiva oficial que viajará à Rússia e à China, com o objetivo de estreitar laços diplomáticos e buscar apoio político no Parlamento. Lula vê em Alcolumbre uma chave para bloquear movimentações no Congresso que possam prejudicar o governo, como o avanço de uma possível Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o INSS. A parceria já foi testada em viagens anteriores, como ao Japão, Vietnã e ao Vaticano.

 

Durante a viagem, que incluirá celebrações em Moscou pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, Lula e Putin devem se reunir para discutir a possibilidade de o Brasil atuar como mediador na guerra entre Rússia e Ucrânia. A participação brasileira no Brics também tem sido destacada como um fator de importância nas negociações internacionais, com o Brasil defendendo uma postura independente em relação a outras grandes potências globais.

 

Além de Alcolumbre, outros ministros, como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), também integrarão a comitiva. A viagem à Rússia, ocorrerá entre 8 e 10 de maio.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.