O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, assinaram ontem (27) acordos de cooperação em áreas como tecnologia, educação, energia, saúde, defesa e tecnologia espacial. Os entendimentos buscam ampliar a parceria entre os dois países e estimular investimentos e troca de conhecimento.
Entre as iniciativas está a aproximação entre universidades e empresas brasileiras e sul-coreanas em setores como inteligência artificial, semicondutores, economia digital e indústria aeroespacial. Também foi anunciada cooperação envolvendo o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e a empresa sul-coreana Innospace.
Na área de energia, os países devem ampliar a colaboração em biocombustíveis e transição energética. O encontro também tratou de defesa, com destaque para a escolha do cargueiro brasileiro C-390 Millennium, da Embraer, pela Força Aérea da Coreia do Sul, além de avanços em pesquisas na área da saúde e desenvolvimento de novos diagnósticos e medicamentos.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.