Sunday, 07 de June de 2026
01/06/2026   10:20h - Polí­tica

Lula diz que esquerda vai usar verde e amarelo na Copa para retomar símbolos do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no sábado (30) que a esquerda brasileira precisará voltar a usar as cores verde e amarelo durante a Copa do Mundo para “retomar” os símbolos nacionais e impedir que eles sejam associados apenas a um grupo político.

A declaração foi feita durante evento no Rio de Janeiro, após Lula notar o prefeito da capital fluminense, Eduardo Cavaliere, usando um casaco amarelo da seleção brasileira. Ao comentar a roupa do prefeito, o presidente afirmou que a esquerda precisa voltar a ocupar os símbolos do país.

“Essa é uma coisa que a esquerda vai ter que aprender a fazer: a gente vai ter que, nessa Copa do Mundo, andar de verde e amarelo para não deixar que as cores do Brasil sejam tomadas por nenhum fascista”, declarou.

Nos últimos anos, a bandeira do Brasil e a camisa da seleção brasileira passaram a ser fortemente associadas a manifestações e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde a campanha eleitoral de 2022, Lula defende que os símbolos nacionais pertencem a todos os brasileiros, independentemente de posicionamento político.

Durante o evento, o presidente também criticou a valorização excessiva da cultura estrangeira e afirmou que os brasileiros precisam conhecer mais o próprio país. Segundo Lula, muitos brasileiros priorizam viagens internacionais enquanto desconhecem regiões importantes do Brasil, como a Amazônia.

“Muita gente pega um avião e vai para Miami, mas não conhece a Amazônia”, afirmou.

Lula participou no Rio do lançamento da plataforma pública de streaming “Tela Brasil”, voltada à exibição gratuita de produções audiovisuais brasileiras. Antes disso, em agenda em Sergipe, o presidente também fez críticas ao senador Flávio Bolsonaro por articulações junto ao governo dos Estados Unidos relacionadas à classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.