quinta, 23 de abril de 2026
27/08/2025   11:00h - Polí­tica

Lula defende soberania, negociação e multilateralismo em reunião ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu a segunda reunião ministerial de 2025. O encontro no Palácio do Planalto teeve como principais pautas o alinhamento de estratégias e a avaliação do andamento das principais políticas públicas em curso no país.

 

Na abertura, o presidente reforçou a importância da soberania nacional, a postura de negociação do país frente aos desafios do comércio exterior e a necessidade de mudanças nas instituições multilaterais.

 

 

“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é a sermos tratados como se fôssemos subalternos”, disse o presidente. Diante das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros e da pressão do governo norte-americano em torno dos interesses das chamadas big techs, o presidente reforçou a disposição para negociação do país, mas sem abrir mão de princípios essenciais no diálogo entre nações democráticas. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.