O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu maior integração entre União, estados e municípios no combate à violência. Em entrevista à TV Globo, Lula afirmou que nenhum governador consegue resolver sozinho o problema da segurança e que o enfrentamento da criminalidade exige investimento, planejamento e uma divisão mais clara das responsabilidades entre os diferentes níveis de governo.
Lula também defendeu a aprovação da PEC da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional, como forma de avançar na integração das forças de segurança. O presidente voltou a defender a criação do Ministério da Segurança Pública, condicionando a instalação da nova pasta à aprovação da proposta.
Ao falar sobre o combate ao crime organizado, Lula citou Manaus e destacou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), instalado em 2025 na capital amazonense. A estrutura reúne representantes de forças policiais e busca fortalecer a integração de informações e ações contra organizações criminosas que atuam em diferentes países.
Segundo Lula, Manaus é um dos pontos estratégicos dessa articulação voltada ao enfrentamento do crime organizado. A estratégia, conforme destacado pelo presidente, envolve a atuação conjunta da União, dos estados, dos municípios e de parceiros internacionais.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.