sábado, 08 de agosto de 2026
07/08/2026   15:20h - Educação

Livro de pesquisadora do Mato Grosso chega à semifinal do Jabuti Acadêmico

A obra “Zooplâncton: a vida invisível na água doce”, escrita pela bióloga e servidora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Thaís de Melo, alcançou a semifinal do 3º Prêmio Jabuti Acadêmico. Trata-se do primeiro livro na área de Limnologia, o estudo de ecossistemas de água doce, como rios e lagoas, a chegar a essa etapa da premiação, que celebra obras científicas e didáticas no Brasil.

 

Com recursos do Edital Pró-Extensão 2024 da UFMT e ilustrações de Renata Ramos, o livro busca democratizar a ciência e dar visibilidade a um universo aquático pouco conhecido pelo grande público. A autora destaca a relevância de projetar o nome da instituição para fora do eixo Sul-Sudeste, ressaltando o impacto de editais públicos no fomento à divulgação científica e ao conhecimento produzido dentro das universidades.

 

Além da indicação ao prêmio, o projeto teve destaque no XX Congresso Brasileiro de Limnologia, em Juiz de Fora, recebendo elogios de pesquisadores renomados como o ecólogo Fabio Scarano. Para Thaís, o reconhecimento fortalece a importância do trabalho dos servidores técnico-administrativos na produção do conhecimento e na reaproximação entre a sociedade e a ecologia.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.