Sunday, 07 de June de 2026
29/04/2026   15:00h - Meio Ambiente

Lista de peixes e invertebrados ameaçados de extinção é atualizada

A nova Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção para Peixes e Invertebrados Aquáticos foi publicada nesta terça-feira (28), mantendo 490 espécies sob proteção. A revisão, que substitui o documento de 2014, incluiu 100 novas espécies e excluiu outras 100, classificando animais como peixes, arraias e tubarões em diferentes níveis de risco. O ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, destacou que a atualização resulta de uma análise técnica robusta e que “o objetivo é mobilizar ações para que as espécies atualmente pressionadas tenham suas populações recuperadas”.

 

Entre as mudanças mais significativas está a reclassificação do pargo, que passou de “Vulnerável” para “Em Perigo”, exigindo regras mais rígidas contra a sobrepesca. Sobre essa gestão, o ministro Capobianco ressaltou que o esforço será compartilhado com o Ministério da Pesca para garantir a continuidade da atividade econômica.

 

Além de listar as espécies, o Ministério publicou diretrizes que proíbem a captura, o transporte e a comercialização dos animais em risco criticamente elevado. As medidas buscam reverter os danos causados pela poluição e pela pesca predatória, utilizando critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para monitorar o tamanho das populações e seus habitats. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.