Friday, 05 de June de 2026
04/06/2026   09:05h - Política Regional

Lei de Jander Lobato cria rastreamento precoce de TDAH em crianças na rede municipal de Manaus

Uma lei de autoria do vereador Jander Lobato instituiu o rastreamento precoce do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças de 16 a 30 meses na rede municipal de Manaus. A Lei nº 3.464/2025 prevê a aplicação do questionário SNAP-IV em creches e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de identificar sinais relacionados ao transtorno ainda na primeira infância.

 

Segundo o parlamentar, a proposta busca ampliar o acesso ao acompanhamento especializado e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento infantil. “Quanto mais cedo esses sinais forem identificados, maiores são as chances de desenvolvimento, aprendizado e qualidade de vida”, afirmou Jander Lobato.

 

O SNAP-IV é um instrumento utilizado internacionalmente para triagem inicial de sintomas associados ao TDAH e não substitui o diagnóstico clínico, que deve ser realizado por profissionais especializados. A medida segue a linha de outras iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce de transtornos do neurodesenvolvimento, como a aplicação do questionário M-Chat para rastreamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.