Monday, 08 de June de 2026
25/11/2022   11:31h - Curiosidades

Kynam: conheça a madeira mais cara do mundo criada por envenenamento

As imagens mostravam um tratamento intravenoso feito com veneno em árvores de aquilaria para conseguir a madeira mais cara do mundo. O Kynam — ou kyara como é conhecido na Ásia — é um tipo extremamente raro de pau-de-águila, uma árvore utilizada na produção de incenso e perfume.


Há alguns anos foi descoberto que é ao ser infectada pelo fungo Phialophora parasitica que a aquilaria passa por um estresse biológico para se defender do parasita. E é isso que faz com que ela desenvolva seu aroma tão específico — quando não infectada, ela é uma madeira comum.


Esse uso faz do pau-de-águila uma madeira extremamente cara. Dependendo da origem, ela pode custar mais que o ouro, principalmente quando infectada com um tipo específico de mofo. Nesses casos, ela pode levar décadas para desenvolver a madeira perfumada, o que eleva bastante seu valor. Atualmente, existem plantações de pau-de-águila em toda a Ásia, indo da Indonésia até Mianmar.


O processo consiste em pendurar dezenas de bolsas intravenosas nos galhos das árvores e conectá-las à madeira por tubos com grandes agulhas. Conforme o líquido venenoso penetra na árvore, ele ativa o mecanismo de autodefesa dela. E é assim que se cria a madeira mais cara do mundo.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.