terça, 29 de setembro de 2026
29/09/2026   08:00h - Eleições 2026

Justiça Eleitoral amplia ações para incentivar eleitores 70+ para participarem da eleição 2026

A Justiça Eleitoral intensificou ações de orientação e cidadania voltadas à população idosa na reta final para o primeiro turno das Eleições 2026, marcado para o próximo domingo (4). Em São Paulo e Chapecó (SC), atividades realizadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais aproximaram o público do processo eleitoral, com simulações de votação, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o uso da urna eletrônica.

Em São Paulo, uma ação realizada no Parque Ibirapuera reuniu pessoas com mais de 60 anos, incluindo eleitores acima dos 70, faixa etária para a qual o voto é facultativo. Segundo o TRE-SP, mais de 8,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos estão aptas a votar no estado, sendo cerca de 3,8 milhões com mais de 70 anos. Já em Chapecó, o TRE-SC promoveu atividades de educação eleitoral para estudantes e eleitores, incluindo orientações sobre a votação e o combate à desinformação.

As iniciativas fazem parte das ações da Justiça Eleitoral para ampliar o acesso à informação e estimular o exercício da cidadania nas Eleições 2026. Apesar de o voto ser facultativo para pessoas com mais de 70 anos, os tribunais destacam a importância da participação desse público no processo eleitoral.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.