A Justiça Federal em Tabatinga decidiu, enviar ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) um pedido para transferir para Manaus o julgamento dos réus pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. O processo, que já está pronto para ir a júri, envolve Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira.
Bruno e Dom desapareceram durante uma expedição na Terra Indígena Vale do Javari, no Oeste do Amazonas. Eles foram vistos pela última vez em 5 de junho, quando passavam de embarcação pela comunidade de São Rafael e seguiriam para Atalaia do Norte.
A decisão atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou o desaforamento, a mudança do local do júri, por considerar que realizar o julgamento em Tabatinga pode colocar em risco a segurança dos envolvidos e comprometer a imparcialidade dos jurados. Com o envio do pedido ao TRF1, o tribunal deve decidir se o júri será transferido para Manaus ou para outra unidade da Justiça Federal.
O MPF pediu, no dia 17 de julho, que os réus fossem julgados em Manaus. Segundo o órgão, Tabatinga é uma cidade pequena, com histórico de violência, o que poderia influenciar a análise dos jurados.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.