Monday, 08 de June de 2026
18/07/2023   08:00h - Justiça

Julgamento de suspeitos pelas mortes de Dom e Bruno é retomado em Tabatinga

O julgamento dos suspeitos pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips foi retomado nesta segunda-feira (17), na Justiça Federal em Tabatinga. A informação foi confirmada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

 

Há previsão de que sejam ouvidas novas testemunhas apresentadas pela defesa. A expectativa é que os suspeitos sejam ouvidos em até dez dias. Estão sendo processados Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado"; Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos"; e Jefferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha".

 

Ao final desta etapa processual, o juiz federal responsável pelo caso decidirá se a competência para o julgamento será de um júri popular, por se tratar de homicídio. No Brasil, crimes dolosos contra a vida são julgados neste modelo.

 

Depoimentos dos suspeitos e de testemunhas se iniciaram em março deste ano, mas foram interrompidos por problemas técnicos, inclusive envolvendo a estabilidade do acesso à internet. Em abril, as audiências foram retomadas, ouvindo testemunhas de acusação e de defesa.

 

Em maio, Amarildo, Oseney e Jefferson foram ouvidos. Os dois primeiros assumiram a culpa pela morte de Bruno e Dom, como já haviam feito no inquérito policial. Jefferson negou seu envolvimento nas mortes. Apesar da negativa, o inquérito policial aponta para sua participação, confirmada no depoimento dos outros dois acusados. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.