Wednesday, 10 de June de 2026
22/06/2022   10:25h - Polí­tica

José Ricardo irá liderar visita de comissão da Câmara ao Vale do Javari

A comissão externa da Câmara destinada a acompanhar e fiscalizar as circunstâncias do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips se reuniu pela primeira vez nesta terça-feira (21) e aprovou uma série de requerimentos, incluindo uma visita técnica à região do Vale do Javari, no Amazonas. A ida à região onde a dupla morreu deve ocorrer na semana que vem.

 

Com o petista José Ricardo (AM) na coordenação e Joenia Wapichana (Rede-RR) como vice, o grupo também aprovou a realização de audiências públicas com integrantes do governo, como o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e com especialistas, lideranças indígenas e familiares das vítimas.

 

O colegiado também deve pedir providências para garantir a proteção aos indígenas que atuam no local e que auxiliaram as autoridades nas buscas pelos corpos do indigenista e do jornalista. A autora do requerimento, a deputada Joenia Wapichana, pediu que a comissão solicite as providências imediatamente.

 

“Requeremos, nos termos regimentais, providências dessa Comissão no sentido de solicitar providências juntos aos órgãos para garantir a imediata proteção e segurança aos vigilantes indígenas que compõem a Equipe de Vigilância da Univaja e aos coordenadores da Univaja”, disse no documento.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.