Monday, 08 de June de 2026
08/02/2023   09:30h - Mundo

Jornalista é preso no Afeganistão por defender igualdade de gênero

Um clima de tensão se instaurou no Afeganistão nos últimos dias! O Taleban prendeu o jornalista e acadêmico afegão Ismail Mashal, que havia se manifestado a favor das mulheres afegãs. Ismail protestou contra o veto à presença de mulheres nas universidades do Afeganistão em um vídeo. Neste conteúdo, o jornalista aparece rasgando o próprio diploma em formato de criticar a postura repressora dos líderes extremistas do país.

 

O protesto viralizou durante um programa no canal noticioso afegão TOLOnews. Mashal disse que continuaria a protestar mesmo que isso “custasse a sua vida”. Segundo Ismail, a decisão de rasgar os diplomas foi em defesa da liberdade. “Como homem e como professor, não pude fazer mais nada por elas e senti que meus certificados haviam se tornado inúteis”, declarou.

 

Abdul Haq Hammad, diretor do Ministério da Informação e Cultura do Taleban, confirmou a prisão de Ismail pelo Twitter. “O professor Mashal, que há algum tempo vem realizando ações provocativas habilidosas contra o sistema, reuniu um grande número de repórteres e juntou uma multidão na rodovia principal. As agências de segurança o levaram para investigação”, afirmou.

 

Após a ascensão dos Talibãs ao poder, a vida das mulheres mudou drasticamente no Afeganistão. Aquelas que tinham cargos no governo foram impedidas de trabalhar, enquanto a cúpula do governo que prometia ser inclusiva hoje é formada somente por homens. O salário das mulheres também caiu muito no país. Na educação, o governo extremista mantém fora da escola cerca de três milhões de meninas acima da sexta série.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.