A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, defendeu a criação de um modelo de paridade de gênero no Congresso Nacional, com 50% das cadeiras da Câmara dos Deputados e do Senado destinadas às mulheres. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Frente a Frente, do UOL e da Folha de S.Paulo, na qual afirmou que a participação feminina na política deve ir além do sistema de cotas atualmente adotado.
Durante a entrevista, Janja também comentou sobre sua atuação ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que as informações sobre suas atividades estão disponíveis por meio dos mecanismos de transparência do governo federal. Segundo ela, não existe um cargo formal que represente a função exercida pela primeira-dama.
A primeira-dama ainda manifestou solidariedade à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e à senadora Damares Alves diante de ataques políticos recentes. Janja afirmou que a misoginia não tem lado ideológico e defendeu que mulheres vítimas de violência ou discriminação devem receber apoio, independentemente de suas posições políticas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.