O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, reuniu-se nesta terça-feira (11) com Jean-Pierre Lacroix, subsecretário-geral das Operações de Manutenção da Paz da ONU, para discutir o futuro da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). O encontro, descrito como “cordial e construtivo”, abordou a importância estratégica da missão para a estabilidade regional.
Crosetto destacou em suas redes sociais que a Unifil é “um pilar fundamental para a estabilidade e a segurança de todo o Oriente Médio” e defendeu uma análise cuidadosa sobre o cronograma de uma possível retirada das tropas. Ele também sugeriu a possibilidade de uma nova presença internacional que garanta a continuidade do legado da missão e sua capacidade de preservar a paz na região.
Durante a reunião, o ministro e o representante da ONU discutiram ainda o papel essencial das Nações Unidas no cenário global e a importância de um “multilateralismo renovado”. O mandato da Unifil foi prorrogado em agosto até o fim de 2026, com um ano adicional previsto para o encerramento gradual das operações, decisão tomada sob pressão de Israel e dos Estados Unidos, que pedem o fim da missão.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.