Israel manterá fechada a passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, e limitará a ajuda humanitária, punindo o Hamas por "não ter cumprido a sua parte no tratado" de devolver os corpos de todos os reféns mortos, segundo o The Times of Israel.
Medidas foram tomadas após autoridades da FDI (Forças Armadas israelenses) concluírem que o Hamas não fez esforços reais para devolver os corpos dos reféns. A reabertura da passagem de Rafah estava prevista para os próximos dias, como parte da primeira fase da trégua.
A passagem de Rafah deve permanecer fechada, pelo menos, até quarta-feira, segundo a Reuters. As autoridades não informaram por quanto tempo a medida vai durar.
O Hamas libertou nesta segunda-feira (13) 20 reféns vivos e entregou os corpos de quatro, mas 24 ainda permanecem em Gaza. Com isso, Israel acusou o grupo de violar o acordo de trégua. O grupo já havia alertado que a recuperação de alguns corpos pode demorar, pois muitos locais de sepultamento estão sob escombros e ainda não foram localizados.
Nesta terça-feira (14), o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas enviou uma carta ao enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, expressando preocupação com a devolução dos corpos dos reféns.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.