quinta, 23 de abril de 2026
17/11/2025   12:40h - Política Internacional

Israel nega ter alvejado tropas da ONU após incidente no sul do Líbano

O Exército de Israel negou neste domingo ter disparado deliberadamente contra soldados da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), após relatos de que um tanque israelense teria aberto fogo contra militares da missão de paz em território libanês. Segundo comunicado, as tropas israelenses confundiram os soldados da ONU com suspeitos “devido às más condições climáticas” e afirmaram que o caso está sob investigação. A UNIFIL informou que tiros de metralhadora atingiram o solo a cerca de cinco metros de seus integrantes, que precisaram se abrigar.

A missão da ONU classificou o episódio como uma “grave violação” da Resolução 1701 do Conselho de Segurança, que encerrou a guerra de 2006 entre Israel e Líbano e estabeleceu limites para operações militares na região. A resolução prevê a retirada israelense do território libanês, o desarmamento do Hezbollah e o posicionamento de forças libanesas e da ONU no sul do país. O cessar-fogo firmado em novembro de 2024 entre Israel e o grupo xiita também se apoia nesses termos.

O Exército do Líbano, por sua vez, acusou Israel de persistir em violações de sua soberania e de impedir o avanço do destacamento de tropas libanesas no sul do país, conforme previsto no acordo de cessar-fogo. Em comunicado, as Forças Armadas Libanesas afirmaram que os ataques israelenses “causam instabilidade” e dificultam a implementação dos compromissos assumidos por ambas as partes.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.