Em uma operação de resgate emocionante, Israel confirmou hoje que 24 reféns, anteriormente sob custódia do grupo extremista Hamas em Gaza, foram entregues à Cruz Vermelha e transportados para o lado egípcio da fronteira. A notícia foi divulgada pela emissora estatal Public Israel Broadcasting Corporation, que declarou enfaticamente: "Os reféns israelenses estão agora nas mãos da Cruz Vermelha".
Os reféns serão transferidos do Egito para Israel por helicóptero, em uma operação que será diretamente supervisionada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo ministro da Defesa Yoav Gallant. Ambos estarão no centro de controle da Seção de Operações das Forças de Defesa de Israel (IDF) em Kirya, Tel Aviv, durante todo o desenrolar da operação.
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, responsável por articular as negociações com o grupo político e militar palestino, foram libertados 13 israelenses, incluindo alguns com dupla cidadania, além de 10 cidadãos tailandeses e um cidadão filipino.
Essa libertação é resultado de uma pausa humanitária negociada entre Israel e o Hamas, com mediação do Catar, Egito e Estados Unidos. O gabinete do primeiro-ministro israelense enfatizou em comunicado que "o primeiro-ministro e o ministro da Defesa irão monitorar de perto a gestão da operação para trazer de volta ao país os israelenses que foram libertados do cativeiro do Hamas". Uma ação que ressalta a importância da diplomacia e negociações em meio a situações delicadas na região.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.