O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou mais de R$ 30 milhões em multas durante a 4ª etapa da Operação Tamoiotatá 5, concluída ontem (08/09), nos municípios de Humaitá, Canutama e Tapauá (a 590, 619 e 449 quilômetros de Manaus, respectivamente).
A ação iniciou no dia 20 de agosto, com foco no combate ao desmatamento, queimadas e criação irregular de gado em áreas embargadas. As iniciativas resultaram ainda na lavratura de 48 autos de infração e 52 embargos, com o embargo de quase 4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente, o equivalente a mais de 5.500 campos de futebol.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a maioria das autuações foi motivada por desmatamento com uso do fogo, prática utilizada para consolidar áreas de pasto. Também foram registradas infrações por criação de animais de grande porte sem licença ambiental e por descumprimento de embargos anteriores, indicando reincidência de proprietários já fiscalizados.
Ainda de acordo com o gestor, o município de Canutama concentrou a maior parte das ocorrências e os valores mais altos de multas, incluindo um único auto superior a R$ 2,6 milhões.
O Ipaam informa que os responsáveis autuados têm o prazo legal de 20 dias, a contar da data de notificação, para apresentar defesa administrativa ou optar pelo pagamento das multas aplicadas. As atividades embargadas só poderão ser retomadas após regularização ambiental junto ao órgão.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.