O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) acompanha nesta segunda-feira (16/03), o início da pesca ordenada do mapará (Hypophthalmus spp.) no Lago do Rei, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A ação contará com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e tem como objetivo fiscalizar o cumprimento das regras que organizam a atividade pesqueira no local.
A atividade ocorrerá após o encerramento do período de defeso, que segue até 23h59 de hoje. A partir da meia-noite de 16 de março, volta a ser permitida a captura de diversas espécies nos rios do estado. Durante esse intervalo, iniciado em 15 de novembro, diversas espécies permaneceram protegidas para garantir a reprodução natural dos peixes e a manutenção dos estoques pesqueiros.
Desde a tarde de sábado (14/03), equipes do Instituto realizam ações de fiscalização no entorno e dentro do Lago do Rei para evitar o início da pesca antes do término do período de defeso. O trabalho inclui monitoramento da área e orientação aos pescadores e seguirá até a abertura da pesca ordenada, quando o Instituto também acompanhará o cumprimento das regras da atividade.
Com o fim da restrição, ficará liberada a captura de espécies como aruanã (Osteoglossum bicirrhosum), caparari (Pseudoplatystoma tigrinum), surubim (Pseudoplatystoma corruscans), matrinxã (Brycon amazonicus), pirapitinga (Piaractus brachypomus), sardinha (Triportheus angulatus), pacu (Mylossoma duriventre) e mapará nos rios do estado.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.