Monday, 08 de June de 2026
16/03/2023   11:00h - Ciência & Tecnologia

Inteligência artificial ajuda a buscar vida extraterrestre em Marte

Uma equipe de pesquisadores liderada pela pesquisadora sênior do Instituto SETI em Mountain View, Kimberley Warren-Rhodes, está usando tecnologias emergentes como inteligência artificial e aprendizado de máquina para buscar sinais de vida extraterrestre. A equipe está criando um banco de dados abrangente de diferentes cenários semelhantes ao planeta Marte, para posteriormente utilizá-lo em outros planetas.

 

Para treinar a nova ferramenta, a equipe testou com sucesso uma IA no deserto de Atacama no Chile, um dos lugares mais inóspitos da Terra. A IA mapeou qualquer recurso que pudesse fornecer evidências de vida passada ou presente, reduzindo substancialmente uma área de três quilômetros quadrados que precisava ser pesquisada. Isso aumentou a probabilidade de encontrar vida em até 88%.

 

Os pesquisadores viajaram para o deserto de Atacama desde 2016 em busca de organismos fotossintéticos presentes em rochas, chamados endólitos. Para mapear completamente o ambiente, a equipe coletou desde imagens de drones até análises geoquímicas e sequências de DNA. O que se descobriu foi que os endólitos são encontrados com mais frequência em um mineral chamado alabastro, que é relativamente macio, poroso e retém água.

 

De acordo com o artigo publicado na revista Nature Biology, essas descobertas no Atacama são semelhantes ao que está sendo coletado atualmente em Marte, por satélites orbitais, drones e rovers. O uso da inteligência artificial para mapear recursos em outros planetas pode ser uma ferramenta valiosa na busca por sinais de vida extraterrestre

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.