terça, 07 de julho de 2026
03/07/2026   11:40h - Notícias Gerais

INSS presta atendimento em aldeias indígenas no Araguaia nesta semana

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) integrará a 3ª edição do programa Defensorias do Araguaia, uma ação itinerante que leva serviços públicos essenciais a comunidades indígenas. Os atendimentos serão realizados nos dias 1º, 3 e 6 de julho em três localidades distintas: na aldeia Santa Isabel, em Lagoa da Confusão (TO); na aldeia Itxalá, em Santa Terezinha (MT); e na aldeia Carretão, em Nova América (GO).

 

Durante o mutirão, as equipes do instituto vão oferecer orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais, realizar análises de requerimentos e regularizar pendências cadastrais. Também estarão disponíveis serviços como a emissão de extratos previdenciários e a criação da senha inicial da conta Gov.br, facilitando o acesso de populações que vivem em regiões isoladas.

 

Promovido em conjunto pelas Defensorias Públicas de Mato Grosso, Tocantins e Goiás, o programa reúne diversas instituições parceiras. O objetivo principal da iniciativa é ampliar o acesso à justiça e garantir a efetivação de políticas públicas voltadas aos povos originários que habitam a bacia do Rio Araguaia.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.