quinta, 23 de abril de 2026
01/07/2025   13:40h - Educação

Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7 de julho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 7 de julho o prazo para inscrições na Rede Nacional de Certificadores (RNC). Inicialmente, o prazo se encerraria ontem (30). A participação é restrita a servidores públicos do Executivo federal e professores efetivos das redes públicas estaduais e municipais em exercício em 2025. As inscrições devem ser feitas no Sistema RNC.

 

Os selecionados poderão atuar na aplicação do Enem 2025 e da Prova Nacional Docente (PND), também chamada de CNU dos Professores. A remuneração será de R$ 510 por dia, podendo chegar a R$ 864 em caso de deslocamentos superiores a 150 km. Os exames ocorrerão em 26 de outubro (PND) e nos dias 9 e 16 de novembro (Enem), com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da COP 30.

 

Os certificadores terão como tarefa supervisionar o cumprimento de protocolos nos locais de prova, como a abertura de malotes, monitoramento das equipes aplicadoras e registro das atividades no sistema. A capacitação obrigatória será disponibilizada a partir de julho, exigindo aproveitamento mínimo de 70% para atuação. A confirmação dos selecionados será divulgada em 14 de julho. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.