quinta, 23 de abril de 2026
27/12/2025   12:40h - Mundo

Incêndios residenciais deixam ao menos nove mortos na Espanha durante as festas de fim de ano

Pelo menos nove pessoas morreram em incêndios residenciais registrados em diferentes regiões da Espanha desde o dia 24 de dezembro. As ocorrências foram contabilizadas na Galícia, Andaluzia, Ilhas Canárias e Castela-Mancha, acendendo um alerta das autoridades em meio ao período de festas. As causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas, mas há indícios de acidentes domésticos e inalação de gases tóxicos.

 

Na Galícia, quatro mortes foram registradas. A mais recente ocorreu em Pontevedra, onde um homem foi encontrado morto dentro de casa após um vizinho perceber sinais de incêndio em uma janela. A principal hipótese é de eletrocussão após a explosão de um micro-ondas. Em Mugardos, na província de A Coruña, a Guarda Civil investiga a morte de um homem de 49 anos e de seu filho, de 21, encontrados em um imóvel com sinais evidentes de incêndio. A suspeita é de que ambos tenham morrido por inalação de gases da combustão, o que será confirmado por autópsia.

 

Outras tragédias foram registradas em diferentes regiões do país. Nas Ilhas Canárias, um homem e uma mulher morreram após um incêndio atingir completamente uma residência em La Matanza de Acentejo, em Tenerife. Na Andaluzia, duas adolescentes, de 15 e 16 anos, morreram em um incêndio em Alhaurín El Grande, onde a prefeitura decretou luto oficial.

 

Também houve mortes em Cádiar, na província de Granada, e em Almadén, em Castela-Mancha, reforçando a preocupação com a segurança em residências durante o inverno europeu.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.