quinta, 23 de abril de 2026
07/08/2025   13:00h - Meio Ambiente

Ibama reintroduz seis peixes-boi da Amazônia na natureza em ação histórica no Pará

Em uma das maiores ações já registradas no país, o Ibama, em parceria com o ZooUnama, devolveu à natureza seis peixes-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) no município de Santarém, no Pará. A soltura aconteceu em julho e contou com a presença de moradores locais, representantes de órgãos ambientais e instituições parceiras. Os animais, resgatados ainda filhotes, passaram por anos de reabilitação até estarem prontos para voltar ao seu habitat natural com segurança.


A iniciativa faz parte do Programa de Conservação de Peixes-Boi no Estado do Pará, que pretende resgatar, tratar, soltar e monitorar mais de 60 indivíduos da espécie incluindo híbridos e peixes-bois marinhos. Além da soltura simbólica, o Ibama lançou o Projeto de Reabilitação e Soltura de Peixes-Boi no Estado do Pará, que prevê a criação de centros especializados, ações de monitoramento via satélite e atividades de educação ambiental em comunidades da região amazônica.


O peixe-boi-da-Amazônia, espécie exclusiva da bacia amazônica, é considerado vulnerável à extinção e exerce papel crucial na preservação dos ecossistemas aquáticos, como controle de vegetação e dispersão de sementes. A ação representa um marco na conservação da fauna brasileira e reforça o potencial do licenciamento ambiental como ferramenta de preservação. “É um projeto que une ciência, comunidades e compromisso com o futuro da Amazônia”, destacou Claudia Barros, diretora do Ibama.

  

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.