Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará, nos dias 25 e 26 de novembro de 2025, o Seminário Nacional Uso Sustentável das Formações Campestres no Brasil, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Organizado pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) em parceria com a Superintendência do Ibama no estado, o evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores e servidores do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) para discutir práticas e desafios relacionados a esses ecossistemas.
Durante o seminário, serão abordados temas como o uso histórico e sustentável das formações campestres naturais, a importância desses ambientes para a biodiversidade e para a regulação climática, além dos impactos de diferentes formas de manejo ao longo do tempo. O encontro também reforçará a capacitação técnica dos servidores do Ibama, com a atualização de conhecimentos sobre ecossistemas campestres, sua função ambiental e os aspectos socioeconômicos e normativos que envolvem sua conservação.
A iniciativa prevê ainda a produção de documentos técnicos que subsidiarão o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na formulação de políticas públicas voltadas aos sistemas campestres, valorizando o uso tradicional da vegetação nativa e contribuindo para o fortalecimento de diretrizes nacionais de conservação. O evento é gratuito, com transmissão pelo canal do Ibama no YouTube. Participantes presenciais devem entrar em contato pelo telefone (67) 2106-7500.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.