Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou a comercialização ilegal de guaiamum (Cardisoma guaiumi), espécie ameaçada de extinção, em um restaurante de Goiana, no litoral norte de Pernambuco. A ação ocorreu no âmbito da Operação Caburi, que visa combater a pesca e o comércio irregular de caranguejos. No total, 166 guaiamuns foram apreendidos e devolvidos ao seu habitat natural em uma área de manguezal.
Os animais estavam confinados no próprio restaurante, onde eram abatidos e servidos aos clientes. Diante da gravidade da infração e do risco à biodiversidade, o estabelecimento foi multado em R$ 1,6 milhão. Conforme a Portaria MMA 445/2014, a espécie só pode ser comercializada se capturada em áreas autorizadas. “Para proteger nossa biodiversidade, é fundamental que a população evite o consumo de animais ameaçados de extinção”, alertou Igor de Brito Silva, chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc) do Ibama.
O órgão ambiental reforçou que seguirá fiscalizando a exploração ilegal de espécies protegidas, coibindo práticas que colocam em risco o equilíbrio dos ecossistemas costeiros. “A fim de garantir a proteção da nossa biodiversidade, é fundamental que a população não consuma animais ameaçados de extinção. Essa atitude desestimularia a comercialização por estabelecimentos que lucram com a prática desse crime ambiental”, afirma o chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc) do Ibama, Igor de Brito Silva.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.