Sunday, 07 de June de 2026
23/05/2026   11:20h - Polí­tica

Governo prevê transformar 138 presídios para ampliar combate ao crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo federal pretende transformar 138 unidades prisionais em presídios de segurança máxima como parte das ações de enfrentamento ao crime organizado no país. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, ao destacar as medidas previstas no Programa Brasil Contra o Crime Organizado.

Segundo o presidente, a iniciativa busca impedir que lideranças criminosas utilizem os presídios para coordenar atividades ilícitas dentro e fora das unidades. Lula afirmou que o governo trabalhará em parceria com os estados para financiar melhorias estruturais e reforçar o controle do sistema penitenciário.

Durante a entrevista, o presidente também voltou a defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, em tramitação no Senado Federal. Lula argumentou que a proposta fortalecerá a atuação integrada entre União, estados e municípios no combate às facções criminosas e fez um apelo para que a matéria avance na Casa Legislativa.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.