O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, que chegarão a 35%. No entanto, o órgão aprovou a recriação temporária de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida terá validade por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano, com um limite de US$ 463 milhões para veículos que terão a montagem final realizada no Brasil.
Segundo o governo, a iniciativa busca alinhar a política comercial aos incentivos de inovação e redução de emissões de carbono, auxiliando na descarbonização da cadeia automotiva nacional. Pelas novas regras, os modelos SKD terão a tarifa elevada para 35% em julho, enquanto os CKD manterão a alíquota em 14% até o fim de 2026, subindo para 35% apenas em janeiro de 2027. Veículos totalmente montados não foram incluídos no benefício.
A decisão, contudo, foi recebida com "grande preocupação" pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade e diversos sindicatos do setor criticaram a manutenção das cotas com imposto zerado, alertando que a medida pode gerar impactos negativos na produção local e prejudicar os fabricantes instalados no país, trabalhadores e a indústria nacional de autopeças.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.