O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações e da Anatel, anunciou um investimento de R$ 20 milhões para levar internet e telefonia móvel a 90 mil brasileiros em áreas remotas. A iniciativa vai instalar infraestrutura de telecomunicações em 112 localidades de 17 estados, beneficiando comunidades historicamente desassistidas, como assentamentos rurais, quilombolas e aldeias indígenas.
O projeto foi viabilizado pelo 4º Leilão do Gired, realizado na modalidade de leilão reverso, onde saíram vencedoras as empresas que pediram o menor subsídio: Brisanet, Unifique, Telefônica Brasil, IEZ! Telecom, Claro, Tim e Algar Telecom. Com essa nova etapa, o investimento total acumulado para a expansão da conectividade rural no país atinge a marca de R$ 270 milhões.
Segundo o governo, a chegada do sinal vai transformar o dia a dia dos moradores, facilitando o acesso a serviços públicos, educação, saúde e transações bancárias. Além de garantir comunicação em casos de emergência, a conectividade promete impulsionar a economia local, fortalecendo a produção rural e os pequenos negócios dessas regiões.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.