Monday, 08 de June de 2026
21/09/2024   14:00h - Polí­tica

Governo Federal anuncia novos investimentos para o combate às queimadas na Amazônia

O Governo Federal anunciou ontem (20), um reforço financeiro de R$ 400 milhões para combater as queimadas na Amazônia, somando-se aos R$ 514 milhões já destinados. O valor será utilizado para equipar os Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal com materiais, viaturas e equipamentos necessários para o enfrentamento dos incêndios. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, novos recursos serão liberados conforme os estados apresentarem suas demandas.

 

O ministro também ressaltou a intenção de reestruturar as ações de combate a incêndios, descentralizando os esforços e capacitando guardas municipais e comunidades locais para uma resposta mais ágil. O objetivo é reduzir os danos causados pelos incêndios, utilizando uma força de Defesa Civil regional equipada com aeronaves, helicópteros e materiais adequados para ações de resgate.

 

Durante uma reunião com governadores, foi destacado o caráter criminoso de muitos incêndios, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a necessidade de endurecimento das penas para os responsáveis. Os governadores solicitaram ainda o uso de tecnologias como satélites para monitoramento dos focos de calor, com vistas a otimizar o combate às queimadas e responsabilizar os envolvidos nas ações criminosas.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.