quinta, 23 de abril de 2026
30/06/2025   11:20h - Política Internacional

Governo de Israel investiga possível crime de guerra após denúncias de tiros contra civis em Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF) abriram uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos por seus soldados na Faixa de Gaza, após denúncias de que tropas dispararam deliberadamente contra civis palestinos perto de pontos de distribuição de alimentos. A informação foi revelada pelo jornal Haaretz, que ouviu militares e fontes oficiais.

Segundo relatos, soldados teriam recebido ordens para atirar contra multidões, usando força letal contra civis desarmados para afastá-los de áreas de ajuda humanitária. As IDF negam ter orientado disparos deliberados contra civis, mas confirmaram que estão revisando as ações de tropas e prometeram “examinar minuciosamente” qualquer violação das leis ou diretrizes militares.

A denúncia surge em meio ao agravamento da crise humanitária em Gaza, onde mais de 56 mil palestinos morreram desde o início da ofensiva israelense, em outubro de 2023. Nas últimas 24 horas, 72 pessoas morreram em ataques israelenses, segundo o Ministério da Saúde local.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.