A Rússia anunciou o controle total da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, 1 das 4 áreas anexadas ilegalmente por Vladimir Putin em 30 de setembro de 2022. A província, ao lado da vizinha Donetsk, está no centro da disputa que levou à invasão russa iniciada em fevereiro daquele ano.
"Há apenas dois dias, um relatório foi divulgado dizendo que o que o território da República Popular de Lugansk foi completamente liberado, 100%", disse ao estatal Canal Um, na noite de segunda (30) Leonid Pasetchnik, o governador indicado pelo Kremlin da região.
Kiev ainda não comentou, mas monitores russos e ucranianos davam a queda como iminente, e um analista em Moscou disse à reportagem que ela ocorreu mesmo. Há meses a Rússia já controlava mais de 90% do território, que equivale a 4,2% do território reconhecido da Ucrânia -incluindo aí a Crimeia, anexada por Putin há distantes 11 anos.
Hoje, segundo o site de monitoramento ucraniano DeepState, referência no tema, 19% do país está sob ocupação russa, contando também os 7,3% da península crimeia. O efeito é simbólico, dado que as outras três províncias anexadas pelo Kremlin não estão sob controle total russo. Sua entrega é uma das exigências colocadas por escrito pela Rússia para assinar a paz na guerra, algo que a Ucrânia não aceitou -a proposta de Kiev é primeiro cessar fogo e, depois, negociar as inevitáveis perdas territoriais.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.