O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, emitiu uma nota afirmando que o aumento expressivo de focos de queimadas na Amazônia se intensificou devido às mudanças climáticas sem precedentes e à intensidade do El Niño.
O comunicado foi divulgado após a divulgação dos dados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe ), que revelou que os incêndios na Amazônia mais do que dobraram entre 2023 e 2024.
“Os incêndios florestais no Brasil e em outros países da região, como Chile e Colômbia, são intensificados pela mudança do clima e por um dos El Niños mais fortes da história, que causou estiagens prolongadas em diversas áreas da Amazônia em 2023. O grave aquecimento registrado nos últimos meses provocou mudanças de padrão, como o avanço do fogo para áreas de vegetação nativa”, diz o comunicado da área técnica do ministério.
A pasta também destacou que o desflorestamento não é a causa do aumento de incêndios, já que houve uma queda de alertas de desmatamentos na Amazônia Legal, 9% em áreas desmatadas recentemente. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente registrou que 34% dos focos de incêndio na Amazônia no primeiro trimestre deste ano aconteceram em áreas de vegetação primária.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.