Tuesday, 09 de June de 2026
02/03/2024   13:45h - Polí­tica

Futura troca na presidência do União Brasil poderá resultar em chance de federação com PP

A troca no comando da União Brasil pode facilitar o caminho para que o partido faça uma federação com o PP. Na prática, isso significa que as duas siglas andariam como uma só nas eleições tanto municipais como nacionais. Dirigentes partidários favoráveis a essa ideia ponderam, no entanto, que o assunto não deve ser resolvido no curto prazo.

 

O principal entusiasta dessa ideia é o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), para que façam a junção das siglas -mas num formato diferente, de uma fusão, que facilitará a eleição de parlamentares no Congresso e gerará economia de dinheiro.

 

O plano dos dirigentes partidários é ainda mais ambicioso e prevê juntar ao grupo da federação o Republicanos. Uma união dessas siglas colocaria no mesmo barco para 2026 o governador paulista Tarcísio de Freitas (hoje no Republicanos e que pode disputar tanto a reeleição em SP como sair candidato ao Planalto) e o governador goiano Ronaldo Caiado (hoje na União Brasil e pré-candidato à Presidência, além do atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que deixa o comando da Casa em fevereiro de 2025.

 

A nova chapa do União Brasil tomará posse em junho. Bivar, cujo mandato acaba em maio, era contra a federação.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.