O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou ontem (08), uma grande operação de fiscalização na Lagoa dos Patos (RS), resultando na apreensão de 10.100 kg de pescado ilegal, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A ação, parte da Operação Ágata Decápoda II, contou com o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e Polícia Federal, e gerou multas de R$ 2,54 milhões.
Durante a operação, foram encontrados camarões e tainhas pescados de forma irregular, com o uso excessivo de armadilhas e embarcações não autorizadas. As inspeções revelaram que a captura de camarões estava sete a dez vezes além do permitido. A fiscalização também resultou na autuação de uma indústria pesqueira em Rio Grande, que foi flagrada com 113 notas fiscais fraudulentas, levando à apreensão de 10 toneladas de pescado e à interdição de suas atividades.
A operação também levou à apreensão de 65 redes e à suspensão de atividades de uma embarcação, que foi lacrada em Pelotas (RS). A presença do navio de guerra Tritão ajudou a dispersar infratores e facilitou a ação dos agentes. Este reforço na fiscalização visa garantir a preservação dos recursos pesqueiros da região, especialmente diante da fraca safra de camarão deste ano, que aumentou as atividades ilegais no local.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.