O explorador de Marte da China, Zhurong, percorreu mais de 509 metros na superfície do planeta vermelho até 23h do sábado (17), anunciou o Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da Administração Espacial Nacional da China.
O explorador logo chegará à segunda duna de areia em sua jornada no planeta vermelho. Realizará um levantamento detalhado da duna e do ambiente circundante, informou a administração.
Até o sábado, o Zhurong completou 63 dias marcianos operando na superfície de Marte. Um dia marciano é aproximadamente 40 minutos mais longo do que um dia na Terra. A nave espacial Tianwen-1 da China, que consiste em um orbitador, um pousador e um explorador, foi lançada em 23 de julho de 2020.
O pousador que transportava o explorador aterrissou na parte sul de Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte, no dia 15 de maio. Distante cerca de 375 milhões de km da Terra, o orbitador da Tianwen-1, até o sábado, já operou em órbita por 359 dias. O atraso de sua comunicação unidirecional ficou em torno de 21 minutos.
Tanto a nave espacial Tianwen-1 como o explorador Zhurong estão funcionando em condições normais, com seus subsistemas operando normalmente, de acordo com a administração.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.