O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comunicou nesta semana, que as mortes e novos casos de Covid-19 voltaram a aumentar após 22 meses dos primeiros casos da doença e depois de quase um ano de aprovação das vacinas.
Nos últimos sete dias, 56 países, de todas as regiões, apresentaram um aumento nas mortes de mais de 10%.
Mais de 5 milhões de mortes foram relatadas até agora, mas a OMS acredita que o número seja maior. Mais de 50 mil pessoas estão perdendo suas vidas a cada semana.
Tedros ressaltou as denúncias de falta de leitos de terapia intensiva e de abastecimento, profissionais de saúde sobrecarregados e hospitais atrasando outros procedimentos importantes.
"Isso não deveria estar acontecendo. Nós temos todas as ferramentas para prevenir a transmissão da COVID-19 e salvar vidas, e nós continuamos pedindo para que todos os países usem essas ferramentas”, disse o diretor-geral da OMS.
Na quarta-feira (03), a OMS adicionou uma nova ferramenta, a inclusão da vacina Covaxin na lista de uso de emergência aprovada pela organização.